Pular para o conteúdo principal

Perguntas frequentes

Começando

O que é Code IoT?

Code IoT é uma plataforma de cursos desenvolvida pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico sob iniciativa da Samsung e tem o objetivo de abordar conceitos de Internet das Coisas, técnicas de programação e eletrônica de forma totalmente online e gratuita.

Como me cadastro na plataforma Code IoT?

Clique em Registrar no canto superior à sua direita, preencha as informações e clique em "Criar a conta".

Posso mudar alguma informação do meu cadastro?

Sim, clique em Entrar, preencha o e-mail e senha, clique novamente Entrar. Em seguida clique no ícone apontado para baixo próximo ao seu nome e selecione a opção Conta, faça as mudanças e espere a seguinte mensagem do lado do campo: "Suas alterações foram salvas".

Cursos

Quais são os cursos oferecidos na plataforma Code IoT?

São oferecidos seis cursos que abordam diferentes aspectos de Internet das Coisas e são complementares. Os cursos são:

  • Introdução à Internet das Coisas
  • Aprendendo a programar
  • Eletrônica: conceitos e componentes básicos
  • Programação física
  • Aplicativos para dispositivos móveis
  • Objetos inteligentes conectados

De quanto tempo são os cursos?

Todos os cursos são de aprendizado autônomo, isso quer dizer que você pode fazê-los no seu próprio ritmo. Cada curso tem uma carga horária semanal estimada que consta na página de inscrição do curso.

Quem pode se inscrever nos cursos?

Os cursos foram desenvolvidos para estudantes e professores do Ensino Fundamental, Médio e Técnico. No entanto, qualquer interessado no tema pode se inscrever.

Como se inscrever em algum curso?

Realize o login na plataforma clicando em Entrar com seu e-mail e senha. Clique em Explorar Cursos. Selecione o curso, leia as informações sobre o curso, como data de ínicio, tópicos que serão abordados. Em seguida, clique em "Matricule-se em __".

Os cursos são gratuitos?

Sim, os cursos são gratuitos.

Como são as aulas?

Todo o conteúdo do curso é disponibilizado desde o momento da inscrição. Há vídeos, textos e exercícios. Os cursos possuem também um fórum de discussão.

As quatro primeiras seções apresentam conteúdo e têm um exercício pontuado. A última está reservada à elaboração de um projeto, autoavaliação e avaliação pela equipe do Code IoT.

Recomendamos que leia a parte de apresentação do curso para entender melhor a maneira em que o conteúdo foi organizado e como você irá interagir com seus colegas e a equipe do Code IoT.

Posso acessar o conteúdo dos cursos offline?

O acesso ao conteúdo dos cursos é sempre online, isto é, você precisa estar conectado à Internet para acessar os cursos.

Sou professor. Posso usar o conteúdo dos cursos com meus alunos?

Sim, você pode usar o conteúdo dos cursos com seus alunos. Sugerimos que incentive seus alunos a se inscreverem. Assim, cada um pode acessar o conteúdo e fazer os exercícios pontuados.

Em quais cursos estou inscrito?

Clique aqui para saber quais cursos está inscrito.

Certificado

Os cursos atribuem certificados?

Sim, para receber o certificado é necessário atingir 60% da pontuação final, que é composta por 50% da média dos exercícios pontuados e 50% do projeto final.

No primeiro dia útil de cada semana, serão emitidos os certificados para os alunos que tenham atingido 60% da nota final, e que tenham completado as atividades até as 23:59 UTC da quarta-feira da semana anterior. O certificado estará disponível na plataforma. Basta acessar http://codeiot.org.br/dashboard e clicar no botão Gerar certificado.

Suporte

Não consegui encontrar a resposta que eu estava procurando, o que eu faço?

Não se preocupe, mande um e-mail para contato@codeiot.org.br com assunto "Dúvida". Iremos responder o mais breve o possível.